Fenômenos Tectônicos.

  1. Fonte : http://www.amora.cap.ufrgs.br/amadis_amora_projetos/paginas/projeto_334/fenômenos%20tectônicos.htm
  2. Ao se movimentar, as placas tectônicas se chocam entre si provocando alterações no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subdução.
  3. Montanhas – O choque das placas também enruga a superfície, formando as cadeias de montanhas. A última grande movimentação das placas deu-se na era Cenozóica, no período Terciário, dando origem aos dobramentos modernos: Himalaia (do choque entre as placas sob a Índia e a Ásia), dos Andes e dos Alpes, cadeia do Atlas e das Rochosas.
  4. Fossas abissais – São profundas depressões na superfície do planeta, em geral situadas no fundo dos oceanos e mares. Resultam das zonas de subdução.
  5. Vulcões – Resultam do levantamento das camadas internas da crosta por movimentos no interior da Terra. Estão concentrados nas chamadas zonas orogenéticas modernas, ou simplesmente Círculo de Fogo, que compreende o litoral Pacífico da América, litoral Pacífico da Ásia e da Oceania, além de um semicírculo que vai desde a América Central, atravessando o Atlântico, sul da Europa e Ásia, até se encontrar com o sudeste asiático.
  6. Processo de erupção – Começa com a liberação de gás de enxofre (altamente tóxico), seguido de explosões que lançam lava. A lava é composta basicamente de ferro e silicato de alumínio em estado pastoso.
  7. Erupções famosas – Em 24 de agosto de 79 d.C. o Vesúvio explode e soterra as cidades de Pompéia e Herculano, no sul da Itália, matando a maioria dos habitantes. Em 25 de agosto de 1883 o vulcão Krakatoa destrói dois terços da ilha de Krakatoa, na Indonésia. A erupção provoca ondas de até 35 m que causam a morte de 36 mil pessoas. O vulcão Monte Pelado, na Martinica, entra em erupção em 8 de maio de 1902 e mata 28 mil pessoas. O único sobrevivente é um criminoso condenado à morte, que se salva porque estava em uma cela no subterrâneo da penitenciária, não sendo atingido pelos gases. Em junho de 1912 o Katmai, no Alasca, América do Norte, causa a maior explosão conhecida pelo homem, lançando uma nuvem de gases que escurece por 60 horas a região em um raio de até 200 km. Como a área é pouco povoada, não há vítimas.
  8. Terremotos – São provocados pelo atrito entre as placas tectônicas ou por violentas erupções vulcânicas. O atrito entre placas acumula tensões nas rochas, que sob pressão se quebram. Quando isso ocorre, a energia é liberada em ondas que se propagam em grande velocidade. É o que acontece na região de Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, EUA, ao longo da falha de San Andrés, ponto de encontro e fricção entre placas da América do Norte e do Pacífico. No oeste da América do Sul, o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental, que originou a cordilheira dos Andes, é também responsável pelos freqüentes terremotos na região.

Sobre @le_oshiro
....

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: